domingo, 24 de junho de 2012

O Dom



Resolvi começar aleatoriamente, sem nenhuma ordem de grandeza ou predileção. 

Começo pela última aquisição. A que ainda está sobre a mesa da sala, com cheiro de papel couché novo, pronta pra ser examinada, antes de ir pra estante. Chama-se O Dom. A autora, Susie Morgenstern, nasceu em Nova Jersey, Estados Unidos, em  1945. O ilustrador, Chen Jiang Hong, nasceu em  Tianjin, China, em  1963. 

O livro nos conta a história de Oycher, o terceiro filho de uma família judaica, que ao nascer recebe de presente uma caixa misteriosa. Reproduzo aqui um trecho do posfácio de Moacyr Scliar a respeito da "caixa de Oycher"


Contar histórias faz parte da tradição judaica. Exemplos disso encontram-se aos montes em livros como a Bíblia e o Talmude, e também nas anedotas do famoso humor judaico, antídoto contra o desespero para um povo tantas vezes humilhado e perseguido.

Também assim no caso deste O Dom, onde acompanhamos o cotidiano de uma família muito pobre que, não sem razão, dá a seu caçula o nome de Oycher, "riqueza" em Iídiche. A miséria não impede os pais de sonhar com um futuro glorioso para o filho; ao contrário, sabemos quanto os sonhos ajudam as pessoas sofridas a enfrentar a realidade.

No dia da circuncisão do menino, a família é procurada por um homem misterioso. Ele traz um presente: um objeto "do tamanho de um pequeno caixão" - comparação pouco animadora -, que só poderia ser aberto quando Oycher completasse 3 anos.

A proibição de abrir a caixa faz lembrar outra história, a lenda grega sobre a Caixa de Pandora, que continha todos os males do mundo e não podia ser aberta em tempo algum. No entanto, vencida pela curiosidade, a abelhuda Pandora acabou por abri-la, soltando todas as desgraças e doenças ali confinadas.No fundo, restara apenas a esperança.

Esperança é também o que move a família de Oycher e seus vizinhos: talvez a caixa contenha dinheiro, ou passagens para a América (onde havia perspectiva de uma vida melhor, por exemplo, em lugares como o Brasil), ou ainda uma arma secreta contra os Pogroms, os massacres de judeus - tragédia comum em países como a Rússia e a Polônia, aproximadamente até os anos 1920.

Finalmente Oycher faz 3 anos e pode abrir a caixa. E o que há lá dentro? 

Leia o livro pra descobrir. :)

* Vem também uma versão do livro em áudio (cd), na voz de Caco Ciocler, com trilha sonora de  Louis Dunoyer de Segonzac, Johann Sebastian Bach e Niccolo Paganini.
(Aí até justifica o preço caro do livro infanto-juvenil...)






O Dom
Susie Morgenstern & Chen Jiang Hong
ISBN 978-85-7675-509-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário