sábado, 23 de junho de 2012

Como tudo começou...

Muito antes da minha filha nascer, eu já era colecionadora de livros infantis. No início eu guardava tudo (ou, pelo menos, tudo que aparecia na minha frente). Desde gibis rasgados e enciclopédias desfalcadas até os clássicos da minha época de infância: Monteiro Lobato, Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ligia Bojunga, Luis Fernando Veríssimo, etc. Quando me deparei com o tijolo de 960 páginas, em papel couché, do exemplar de 1001 Children's Books You Must Read Before You Grow Up, é que tive a dimensão gigantesca da minha ignorância bibliófila. Séculos de literatura infantil e infanto-juvenil estavam diante dos meus olhos ofuscados pela moda patriótica do meu tempo de escola.

Depois que minha filha nasceu, nossa biblioteca particular aumentou consideravelmente. É incontável o número de publicações destinadas à crianças ávidas por histórias. Mas no meio de muito (mas muito!) joio há o trigo.




Esse livro é um baú de tesouros! Afinal, são 1001 (!!!) livros que se deve ler antes de crescer. Mas há muitas indicações que espero reler quando já estiver bem crescida, com uma penca de netos e bisnetos ao redor da cadeira de balanço.

As indicações estão ordenadas por faixa etária e vão de 0 a 12 anos. Muitos livros indicados ainda  não foram traduzidos pro português (o que, lamentavelmente, evidencia o atraso abismal da produção editorial brasileira) mas, se serve de consolo, encontramos alguns exemplares de autores brasileiros (como Lygia Bojunga, Ana Maria Machado e Angela Lago) entre os 1001 livros indicados. Sinal de que: se por um lado, a indústria editorial brasileira está "comendo mosca", por outro, o mercado internacional está bem atento às revelações literárias que podem surgir em qualquer parte do globo.

Você poderá discordar de algumas sugestões, achar outras injustas, mas uma coisa é certa: você irá se deparar com um incrível acervo de livros dedicados à crianças. Vai encontrar muitas novidades interessantes e reencontrar histórias que estavam esquecidas no baú da sua própria infância. Vai se surpreender com o fato de que uma criança de 12 anos já não é tão criança assim e que uma de 2 anos não precisa ser tratada como bebê.

Que esse livro possa servir de guia a orientar muitas crianças nessa longa e difícil jornada do auto-conhecimento.

1001 Children´s Books You Must Read Before You Grow Up
Preface by Quentin Blake
General Editor: Julia Eccleshare
ISBN 978-0-7893-1876-3
http://www.amazon.co.uk/1001-Childrens-Books-Must-Before/dp/1844036715

Nenhum comentário:

Postar um comentário