quarta-feira, 27 de junho de 2012

Machine Gunners

                                     


Minha mulher me obrigou a contribuir para o seu  blog. Então eu vou postar de vez em quando, mas destacando livros para crianças grandinhas.

O primeiro da série é o romance de guerra "Machine Gunners" , do inglês Robert Westall, publicado em 1975. A tradução brasileira, da extinta editora Paulicéia, manteve o título original ( "metralhadores" talvez não soasse bem). O livro foi escrito por Westall  como resposta à uma pergunta de seu filho: como era a vida de um garoto de 12 anos em uma Inglaterra constantemente bombardeada por aviões da Alemanha nazista?

Westall nos dá então um retrato duro, comovente, realista, mas não desprovido de humor, de um grupo de crianças da cidade litorânea de Garmouth, cujos habitantes são mobilizados para apagar incêndios, reconstruir casas, abrigar os desabrigados, enterrar os mortos e guarnecer a costa, de modo bastante ineficaz, contra uma hipotética invasão. O personagem principal, o garoto Chas McGill, coleciona artefatos recolhidos de aviões inimigos abatidos, passatempo perigoso, pois implica em risco de explosões retardadas, ferimentos em meio às carcaças de metal destruídas e ser preso por apropriação de material pertencente à Coroa. A vida de Chas e seus amigos muda quando eles encontram a metralhadora intacta de um bombardeiro Heinkel He 111 derrubado. O problema consiste em como desmontar a arma, transporta-la e esconde-la.

Paralelas a guerra que então se travava, outras guerras, também eternas, aconteciam: garotos contra garotos, garotos contra adultos.  O objetivo passa a ser construir um bunker para instalar a arma e que possa servir não apenas para derrubar aviões e repelir a invasão, mas também como refúgio contra o  "incompreensível" mundo dos adultos. Esse contraponto converge para a afirmação de Michel Serres de que as guerras são travadas pelos pais contra os filhos. Os velhos decidem as guerras, os jovens vão morrer nelas.
Evocação nostálgica e dolorosa, o livro não tem um final feliz, já que não existem paraísos sobre a terra.

Machine Gunners
Robert Westall
ISBN 65-85391-29-4

O livro está esgotado, mas pode ser comprado aqui:

http://www.estantevirtual.com.br/qtit/machine-gunners

Um comentário: